terça-feira, 4 de maio de 2010

_Persona_

" Pensa que não entendo? O inútil sonho de ser. Não parecer, mas ser. Estar alerta em todos os momentos. A luta: o que você é com os outros e o que você realmente é. Um sentimento de vertigem e a constante fome de finalmente ser exposta. Ser vista por dentro, cortada, até mesmo eliminada. Cada tom de voz, uma mentira. Cada gesto, falso.Cada sorriso, uma careta.Cometer suicídio? Nem pensar.Você não faz coisas desse gênero. Mas pode se recusar a se mover e ficar em silêncio. Então, pelo menos, não está mentindo. Você pode se fechar, se fechar para o mundo. Então não tem que interpretar papéis, fazer caras, gestos falsos… Acreditaria que sim, mas a realidade é diabólica (…). "

2 comentários:

  1. Um dos melhores filmes que já assisti!
    O inútil sonho de ser, não parecer, mas ser.
    E há como sermos para nós mesmos? Ou o que vemos em nós não passa de um parecer? É, eu existo para mim e para os outros, mas eu não sou.
    Saudades de você, minha pirocuda querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Aff Biel,essa foi forte.Tenho isso q. falou não,eu heim,rs!!!

    E quantas outras SOU/SOMOS?
    A briga de marido e mulher no encontro para assinar o divórcio em Cenas de um casamento?
    O rosto apavorado de David que não quer ser olhado por Karin que está ali, a seu lado, na cama, fazendo amor com ele em A hora do amor?
    O rosto cansado do velho professor Isak em Morangos silvestres?
    Ou ainda o rosto tenso e imóvel de Eva enquanto a mãe, Charlotte, toca o prelúdio numero dois de Chopin ao piano em Sonata de outono ?
    Quantas outras imagens?
    Agnes no colo de Anna em Gritos e sussurros?
    O rosto metade Elisabeth metade Alma em Persona?
    O grito aterrorizado de David em A hora do amor?
    A máscara tragicômica do palhaço em Noites de circo?
    O grito silencioso de Anna ao despertar do pesadelo em Paixão de Anna?

    ????

    ResponderExcluir