domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lacrimosa dies illa.

Meu avô era além de um luthier,mas quando lhe perguntavam a profissão não titubeava,respondia: sou marceneiro. Em sua oficina entremeando violões e cavaquinhos fabricava também caixões.Que arrepio,o som e o silêncio construídos com as mesmas ferramentas, e, pelas mesmas mãos!?


O pouco que sei de história da música sei por aqui lendo alguma coisa ou outra por mera curiosidade. E esta mesma curiosidade me fez ler: MÚSICA é a combinação do som e do silêncio (...)


 Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart -Requiem- Um dos mais sublimes exemplos de “cumplicidade” silêncio e som, ouçam! Apurem os ouvidos de ouvir estrelas, apurem!Ouçam o bailar dos corpos celestes, apreendam a música das esferas.


Ele não terminou,decidiu (quis mesmo) ir antes, deixou em anotações o destino dessa beleza a outros, e o dele a Deus.


 Na minha pequenez perguntei: como teria ficado se ele tivesse terminado? E, de súbito, a resposta/pergunta: quem disse a você que ele não a terminou?


 Paro por aqui, LACRIMOSA.


O parto de uma estrela, o nascimento do belo por uma outra grandeza.


"Sinto-me obrigado a deixar transbordar de todos os lados as ondas de harmonia provenientes do foco da inspiração. Procuro acompanhá-las e delas me apodero apaixonadamente; de novo me escapam e desaparecem entre a multidão de distrações que me cercam. Daí a pouco, torno a apreender com ardor a inspiração; arrebatado, vou multiplicando todas as modulações, e venho por fim a me apropriar do primeiro pensamento musical. Tenho necessidade de viver só comigo mesmo. Sinto que Deus e os anjos estão mais próximos de mim, na minha arte, do que os outros. Entro em comunhão com eles, e sem temor. A música é o único acesso espiritual nas esferas superiores da inteligência."

_Ludwig Van Beethoven_









3 comentários:

  1. Mesmo parecendo romântica, digo que a música mais envolvente é a do amor, que traz os prazeres da felicidade e foi composta pelo maior de todos os músicos, Deus. bjussss dri

    ResponderExcluir
  2. F...

    Zamioculca silvestre e seus guardanapinhos

    o/\o

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que ele não terminou? Não estaria Mozart musicando os mistérios intermináveis que abrigam a vida e a morte? Questionamentos infindos... Deixou-nos incompleta para assim completar em sons a incompletude do ser e da música. Apenas o interminável daria conta do que estaria por vir, nada mais. E nesse misto de som e silêncio teu avô já ensinava: música é antes de tudo a brincadeira de ceder espaços entre os sons (seja em que camada for, pois no maior barulho ainda há silêncio, ainda há espaços para outros berros), o que há de mudo. Mozart não pôs notas ao fim, resta-nos agora não sermos mudos ao silêncio que restou em sua música.

    ResponderExcluir